Blue Tree Thermas de Lins lança espaço de hortas para produção local destinada ao seu restaurante

Novembro, 2021

No Blue Tree Thermas de Lins, resort com 2,8 mil m² de piscinas de águas termais, correntes, naturais e minerais localizado no interior de São Paulo, além das famílias se hospedarem com conforto e muita diversão, os visitantes aprendem a ajudar o meio ambiente. Em parceria com aCityfarm Educação Ambiental, o hotel dá novos passos em direção à prática da sustentabilidade e lança um espaço com horta.

O projeto recebeu o nome “Horta das Corujas”, uma vez que o resort está rodeado de natureza e se tornou o habitat de variadas espécies do animal. Em diversas culturas, como a egípcia, celta e hindu, a coruja representa a proteção e sabedoria, ou seja, simbologias importantes para essa nova fase da unidade.

Com a novidade, os temperos e hortaliças do restaurante passam a ser colhidos diretamente da horta. Nesta primeira etapa,além de canteiros orgânicos dedicados ao cultivode plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e flores comestíveis,foi implementado um sistema vertical hidropônico com 20 torres automatizadas para o plantio de diversas espécies de hortaliças.O projeto diminui o impacto ambiental causado pela logística de distribuição de alimentos, reduz custos e desperdícios, além de fortalecer o consumo consciente a partir de alimentos locais e sem agrotóxicos. Comparado com o modelo tradicional, esse método diminui 90% do consumo de água. Outra novidade é que a segunda horta já está em produção e seguirá os mesmos princípios da primeira, mas com destaque para os microgreens (versões menores e desenvolvidas das plantas).

Brincadeiras sustentáveis

O resort realiza um passeio na horta para as crianças, onde o instrutor apresenta de forma didática como funciona o local e os jovens recebem como brinde um vasinho com uma muda especial. Os pequenos podem participar da “Sujerovisk”, brincadeira onde alguns locais do empreendimento ficam com sujeiras e o recreador explica aos participantes sobre a limpeza do meio ambiente. No final, elas também poderão dar um “banho” no monitor, que estará com aspecto de sujo.

Já os adultos, após a caminhada matinal, têm uma experiência deliciosa. Eles podem acompanhar os instrutores em um tour e, ainda, aprendem como fazer um suco detox com hortaliças colhidas na hora.

Ações complementares

Como ações complementares às práticas de sustentabilidade, a marca faz parte da tendência do Green It, conceitos que visam preservar o meio ambiente. Em apoio a Furukawa Electric e a Global Work Telecom, o resort ajudou as empresas a reciclar 194,5 kg de materiais, evitar que 97 kg itens contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais, reduzir a extração de 18.478 kg de minério de cobre e diminuir o consumo de 1.859 kwh, ou seja, energia suficiente para abastecer 12 residências durante um mês. Além disso, o estabelecimento também já retirou o uso de canudos e copos descartáveis no bar, e tem investido na coleta do óleo e lixo reciclável.

Outras atrações

O hotel oferece atividades como arvorismo, tirolesa, trilha de quadriciclo, área para pesca, pedalinhos, quadras esportivas, pista de cooper, bicicletas para locação, fitness center, salão de jogos, spa e o Baby Blue, espaço destinado a bebês e crianças de até quatro anos com brinquedoteca. Vale lembrar que a unidade disponibiliza o serviço de babysitter para contratação.

Para conferir as novidades sobre o resort, acessewww.bluetree.com.br e acompanhe as redes sociais @bluetreethermasdelins e@bluetreehotels.